Planeta Saturno
O planeta Saturno faz parte do Sistema Solar, sendo o sexto planeta a contar do Sol. É o segundo maior planeta do Sistema e orbita entre Júpiter e Urano. O planeta é famoso pelo seu brilhante sistema de anéis, constituído maioritariamente por restos de material rochoso, cristais de gelo e poeira, e o único visível a partir da Terra.
Os seus anéis foram pela primeira vez observado em 1610, pelo astrónomo Galileu Galilei porém, dada a baixa resolução do seu telescópio, inicialmente pensou tratar-se de luas. Os anéis têm cerca 250,000 quilómetros de diâmetro embora tenham uma espessura muito fina que não ultrapassa os 1.5 quilómetros. É um planeta gasoso, dono de uma atmosfera composta essencialmente por hidrogénio, e uma pequena porção de hélio e outros elementos gasosos. O seu interior é composto por um pequeno núcleo rochoso e gelo, envolvido por uma camada de hidrogénio molecular e de gases. A sua composição é muito semelhante à de Júpiter, embora em proporções diferentes.
Na sua superfície os ventos podem atingir os 1.800 km/h sendo a velocidade do vento mais forte perto do equador, decrescendo com a altitude. Saturno é achatado nos pólos tratando-se de um esferóide oblato e, comparado com a Terra, possui movimentos de rotação e translação bastante rápidos. O planeta completa uma volta em torno do sol em apenas 29.5 dias terrestres, e uma volta completa em torno do seu próprio eixo em cerca de 10.39 horas. A temperatura média do planeta é de 170ᵒC negativos.
É dono de um grande número de satélites sendo Encélado e particularmente Titã os mais conhecidos e explorados por cientistas de todo o mundo, dada a existência de lagos de hidrocarbonetos líquidos na sua superfície.